terça-feira, 29 de abril de 2008

Criando amizades no Brasil e mantendo-as no Canadá

Galera,
Ontem fomos a um encontro da lista de discussão de migrantes que fazemos parte.
Foi na casa de um conhecido nosso; e parece que caiu a ficha sobre essa questão do apoio, das amizades e dos relacionamentos que poderemos levar daqui pra lá...
Pra mim, foi meio que um insight poder identificar pessoas com quem podemos criar uma amizade que nos beneficiará muito no processo de adaptação ao novo "habitat".
Fiquei feliz de o pessoal da lista estar consciente da necessidade de ajudar aos outros, estilo pay forward... Não somente ser ajudado, mas ajudar a outros também.
A final, seria bem egoísta fazer amizade somente com que poderia ser útil a você! Acho que o legal é realmente essa corrente e a reciprocidade que é proporcionada.
Foi um dos pontos mais legais do encontro, para mim, a palavra do nosso convidado canadense dando importância ao apoio recíproco e ao relacionamento entre brasileiros no Canadá; eu sempre pensei que não seria legal se relacionar com brasileiros lá, pra se adaptar melhor, não gerar ambiente pra discriminação, treinar mais a língua, etc... Hoje mudei de opinião!
Realmente eu acho que os canadenses-brasileiros é que vão realmente me entender no Canadá... Não podemos evitar ou esquecer nossa bagagem sócio-cultural!
Bom... Acho que passei a mensagem que eu queria...

5 comentários:

Wellington Gomes disse...

valeu mesmo... vcs são de onde? tenho a impressão que os conheço... rs
muito obrigado, as orações são muito bem vindas... e no que precisar estaremos em MOntréal em 18 de Maio
abraço

Josafá e Bianca disse...

Olá!!
Obrigada pelo comentário no nosso blog....estaremos acompanhando o de vocês também...
Abraços,
Bianca e Josafá

Déia disse...

Olá casal.
Bem, o que podemos dizer é que estamos juntos nessa, e vejo que também esperam no Senhor, q bom.
Abraço e até o próximo encontro.
Andreia e Dmitri

Dan disse...

Rodrigo, obrigada pelas palavras de apoio!
Estou numa correria só, por isso não mandei notícias nem atualizei o blog ainda...
Em breve chego ao meu novo lar e acredito que terei mais tempo.
Sucesso para vocês também!
Grande abraço
Dan

Flavielle Martins disse...

Olá!!!

Realmente, é muito bom esse apoio e vcs verao que qdo chegamos aqui, é ainda mais importante!

E vcs já podem contar conosco, viu?

Abraços